quarta-feira, 21 de abril de 2010

Review: Goldeneye 007

Posted by | abril 21, 2010


Eis aqui o grande campeão da nossa enquete. Para homenagear este grande jogo, nada melhor do que falar sobre ele – já tava na hora... Que vergonha, tanto tempo de blog e nunca falei do meu jogo preferido!

Goldeneye 007 é um jogo de tiro em primeira pessoa para Nintendo 64, baseado no filme de James Bond, GoldenEye. Produzido pela Rareware (até então produtora second-party da Nintendo) e distribuído pela Nintendo, fora lançado em 1997 (dois anos após o filme). É considerado um dos maiores jogos de 1ª pessoa da história, com foco especial em seu inovador modo Multiplayer.

História

Com a queda da Cortina de Ferro e o final da Guerra Fria, o modo de obter poder deu ao mundo uma nova ordem, que envolvem esquemas perigosos que visam apenas o lucro. Neste contexto, James Bond (Pierce Brosnan) conhece em Mônaco Xenia Onatopp (Famke Janssen), uma mulher extremamente bela e perigosamente mortal, que pertence a Máfia russa. Bond tenta encontrar o Goldeneye, uma arma secreta espacial que destrói tudo que tenha um circuito eletrônico e que, caso caia em mãos erradas dará aos seus donos o poder de derrubar governos. Para impedir uma catástrofe mundial, James se une a Natalya Simonova (Izabella Scorupco), uma programadora de computadores.


Jogabilidade

A jogabilidade de Goldeneye 007 casou-se perfeitamente com o inovador joystick na época: O gatilho Z era usado para atirar, o botão R para mirar. O direcional analógico dava mais flexibilidade aos movimentos do agente. Os outros dedos ficavam livres para ativar botões de ação e recarregar as armas... Uma excelente combinação, que mostrava que o Nintendo 64 tinha o melhor joystick para jogos de tiro em primeira pessoa.

Gráficos e Sons

Hoje em dia, 007 Goldeneye não impressiona mais, se tornou simples e virou clássico absoluto. Mas se avaliarmos considerando o que eles eram há 13 anos atrás, os gráficos são quase perfeitos: cenários limpos e nítidos.

Outro elemento gráfico que impressiona no jogo são as variações das fases: Uma hora no trem, outra nas ruas, passando pela biblioteca, dentro da floresta, fugindo da prisão, indo parar na caverna, depois de passear no barco... O jogo nos leva a vários caminhos diferentes.

E, claro, a trilha sonora não poderia passar despercebido e nada melhor do que a trilha sonora clássica do filme para dar ritmo ao jogo. Digníssimo trabalho de Grant Kirkhope e Graeme Norgate. Grandes mestres!

Diversão

Quando se fala em diversão, nos lembramos diretamente do Multiplayer! Esse sim é ótimo. É possível jogar com até quatro pessoas simultaneamente usando os recursos que o console nos proporciona. Tenho ótimas lembranças de quando jogava o Multiplayer com meus primos e jogávamos minas em todo lugar, todo mundo tinha que tomar cuidado ao dar cada passo... Era demais!


Conclusão

007 Goldeneye deixou pra sempre o seu legado para os FPSs Esse é um jogaço, obrigatório para quem planeja se divertir, obrigatório para quem gosta de jogo de tiro, obrigatório para quem gosta dos filmes do espião, obrigatório para quem procura games para o Nintendo 64.

Eu, particularmente prefiro esse jogo à qualquer jogo de tiro em primeira pessoa lançado atualmente, ainda mais em que a criatividade rareia ultimamente...

---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 18 )

Comentários ( 18 )

  1. Andarilho escreveu:
    21 de abril de 2010 às 16:48
     

    Cara, to pensando em colocar alguns banners de parceiros la no site, aí posso colocar o de voces, e voces colocam o meu auqi, sucesso? Abraço!

  2. José Volpato escreveu:
    21 de abril de 2010 às 17:14
     

    Cara esse foi o CS da minha infância. Até hoje o multiplayer dele é alucinante

  3. Alan Borges escreveu:
    21 de abril de 2010 às 19:20
     

    claro andarilho!

  4. Alexandre escreveu:
    21 de abril de 2010 às 20:05
     

    Sinceramente? Acho esse jogo bem fraquinho.

  5. LLL escreveu:
    22 de abril de 2010 às 18:26
     

    Nem joguei. =p

  6. Pablo escreveu:
    23 de abril de 2010 às 23:18
     

    definição perfeita:
    simplesmente um clássico

  7. Filipe Carnage escreveu:
    26 de abril de 2010 às 19:06
     

    RÁ! Eu tenho esse game aqui na minha estante!

    Lembro que na época consegui dar final em todos os níveis e habilitar todos os segredos pelo jeito mais difícil mas correto: passando no nível e tempo determinados.

    Lembro que os dois segredos que levei mais tempo para conseguir fazer foram o de passar a segunda fase (Facility) em menos de 2:20 no nível 00Agent e a Water Caverns em menos de 11min no 00Agent. Demorou mas consegui!

    Definitivamente o melhor FPS da época e até hoje um jogaço!

  8. Dmitry escreveu:
    15 de maio de 2010 às 11:14
     

    Eu tenho esse jogo!Jogo até hoje no meu N64 e não fico enjoado de tanto jogar :D

  9. Marcos escreveu:
    3 de junho de 2010 às 00:32
     

    Ah esse sem dúvida é o melhor jogo de tiro em 1ª pessoa de todos os tempos. Cresci jogando N64 que era do meu amigo, e hoje estou com 18 anos e consegui um pra mim e logo quero ter meu Goldeneye 007. Até agora tenho Mission Impossible, Conker's Bad Fur Day e Diddy Kong Racing. Adorei o blog. N64 4EVER!

  10. Anônimo escreveu:
    25 de outubro de 2010 às 15:33
     

    Olá colegas, eu joguei mto o 007, e até hoje jogo; pra mim foi e é o melhor jogo de tiros em primeira pessoa. Ja joguei o 007 do play 1 e alguns jogos do play 2, e não encontrei nada igual ao 007 goldeneye, do n64.Quem não pensa assim ou não gosta desse tipo de jogo, ou nunca teve o n64; e além do ótimo jogo ainda da a possibilidade de jogar com quatro pessoas, hha fala sério, q outro ´game q faz isso!!

  11. ShadowVp escreveu:
    18 de janeiro de 2011 às 05:42
     

    Usando foto do xbox ne, tudio ver ne amigo

  12. Anônimo escreveu:
    7 de maio de 2011 às 11:01
     

    ESSE GAME É DE PRIMEIRA PESSOA;O MEU PAI TEM ELE NA CASA DELE

  13. Anônimo escreveu:
    7 de maio de 2011 às 11:01
     

    ESSE GAME É DE PRIMEIRA PESSOA;O MEU PAI TEM ELE NA CASA DELE

  14. Hugo Drax escreveu:
    27 de maio de 2011 às 20:24
     

    Lembro-me que passava as tardes com os amigos jogando Goldeneye e a diversão não tinha fim. Tanto em multiplayer quanto fase a fase era excelente. Hoje temos grandes gráficos, som perfeito e um nível de detalhes que impressiona, mas nada supera a diversão e o desafio de 007 no Nintendo 64.

  15. Anônimo escreveu:
    17 de agosto de 2011 às 10:54
     

    007 Goldeneye realmente é um jogo muito divertido, eu gosto das texturas mas muitas delas ainda estão manchadas, acho que seria uma mão na roda fornecerem algum recurso como o expansion pak para solucionar esse "problema", mas mesmo assim é um ótimo jogo sem dúvidas.

  16. Marcos escreveu:
    22 de fevereiro de 2012 às 18:44
     

    ESSE JOGO DISPENSA COMENTÁROS, TODOS OS FINS DE SEMANA MEUS PRIMOS E EU ALUGAVAMOS ELE, POIS ERA MUITO CARO EM MEADOS DE 98, JOGAVAMOS O DIA INTEIRO SÁBADO E DOMINGO PARA ENTREGAR NA SEGUNDA, SO PARAVAMOS PARA ALMOÇAR E COMEÇAVAMOS DE NOVO,MULTIPLAYER INSUPERÁVEL, MARCOU ÉPOCA!!!

  17. Rodolfo Vigarista escreveu:
    16 de setembro de 2012 às 19:42
     

    Eu tenho a versão japonesa.

  18. Unknown escreveu:
    10 de maio de 2013 às 19:28
     

    Melhor jogo de tiro realmente, marcou minha juventude! uma pena a Rare ter perdido os direitos do 007 para a Ea games que fez o seu sucessor 007 para ps1 uma merda! mas por outro lado surgiu o Perfect Dark, tão bom quanto o 007 Goldeneye foi ! A RARE Ware simplesmente é fodástica !

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template