domingo, 21 de novembro de 2010

Review: Extreme-G (finalmente)

Posted by | novembro 21, 2010


Contra tudo e todos, eu saí vencedor! Pra aqueles que não creditavam que eu iria mesmo fazer esse review, e pra os que duvidavam que eu fosse capaz de fazer um tão completo quanto esse, só tenho uma coisa a dizer: esqueci... (na verdade eu ia dizer ”chuupaaaaaa”, mas dexa pra lá...). Hoje é um dia especial, o dia em que eu finalmente resolvi fazer o tão esperado (ou nem tanto) review do jogo Extreme-G. Eu prometi isso a mais ou menos um ano e meio.... pois é... e aqui está. Eu tava sem internet, então pensei, pensei, pensei, e pensei mais no que poderia fazer.... e nesse pensa-pensa olhei um bilhete de mim pra mim na escrivaninha: “Posts – Master Hand, Destravando Fitas, e Extreme-G”. Bem, o de destravar fitas já fiz, e o da Master Hand tava querendo deixar pra depois devido à grande [preguiça] falta de tempo. Ai sobrou o tão esperado Extreme-G. Aqui vai (depois dessa super introdução bem [enrolada] explicativa):

Corrida. Motos. Tiros. Explosões. O que mais você pode querer? [Mulheres!] Extreme-G, como o nome sugere, é mesmo algo extremo. Ok, nem tanto, mas é bem divertido. Vamos começar do começo... para terminar no fim. Filosofia obviliana rulez.


No Menu principal você vê os modos de jogo, que explicarei mais adiante: Extreme Contest, Multi Player, Single Player e Options. Essas últimas são bem simples: ativar armas, mostrar a posição das motos, entrar com um Password (os famosos códigos), e os efeitos sonoros e música. Agora vamos ao jogo.

Single Player é o modo mais comum de todos os jogos do mundo!(não diga!) Um jogador, contra os jogadores CPUs.

Aqui temos Pratice Mode, com três opções de dificuldade (Novice, Intermediate e Extreme), onde você escolhe uma das três pistas de cada um dos quatro mundos para jogar, de acordo com as já liberadas no modo campanha (o Extreme Contest), e a moto que quer pilotar (são oito, cada uma com seus atributos).

Também o famoso modo de tempo, Time Trial, onde você deve, com as mesmas configurações do modo Pratice (exceto que não temos dificuldades diferentes), tentar bater o recorde de tempo em cada pista.

E por fim o Shoot-Em-Up, um modo alternativo de jogo, onde você corre contra outros sete CPUs, e deve eliminá-los da corrida, literalmente explodindo-os. Aqui novamente você escolhe tudo, que no caso é: a pista e a sua moto. (Quanta coisa!) Nesse modo não temos todos os tiros de cada pista, apenas os explosivos que vão pra frente, que são Míssil Perseguidor, Míssil “um de cada vez”, Míssil Elétrico, e um que eu acho MUITO RUIM, uma espécie de “Lança Granadas de Laser”. Explicações dos tiros no final.

No menu Multi Player, temos:

Head to Head, apenas os players humanos, até quatro jogadores. Veja se você é melhor que seu vizinho. Escolha a pista e as motos de cada um. Pode repetir a moto (eu e você com a mesma moto na mesma corrida)

Flag Game, o jogo das bandeiras! Vence quem pegar mais delas espalhadas pela pista escolhida. Também até quatro jogadores, só humanos, (exceto é claro se eu papagaio souber jogar), e escolhendo pista e motos, também podendo ter duas iguais.

Battle Arena, quatro pistas, digo, arenas especiais no modo mais divertido já inventado: atire e destrua seu oponente! (MUAHAHAHAHA) Mesmas configurações e tudo dos modos anteriores (pista, motos, só humanos, vale moto igual).

Cup. Um modo clássico. Jogue em um mundo (cada um tem quatro pistas normais), e ao final veja quem tem mais pontos. Também é possível escolher para jogar as quatro Arenas, seguindo o modo de “vencedor ganha mais pontos”, nessa ordem (primeiro, segundo...): 8, 6, 5, 4,3, 2, 1, 0.

E por fim Lord Cup, nunca fui nela, é travada e não sei como libera. :S Mas pelo nome.... deve ser uma Cup mais fodona, vai saber. Aceito comentários de quem souber pra eu por aqui. xD

O último menu e modo de jogo é Extreme Contest, o famoso modo Campanha. Existem quatro, erm.... quatro tipos, que já começam no estouro: Atomic, Critical Mass, e Meltdown! (Atômico, Massa Crítica, e Avalanche [literalmente “cair derretendo”]) Você só libera a próxima ao completar a anterior. Por isso nunca fui mais do que o Atomic completo e uma parte do Critical Mass. Também há a opção Load Game aqui, precisando-se de um Memory Card (Memory Pak) para salvar e carregar (usa 9 páginas, cada Memory Pak normal tem 123). Ao entrar primeiramente no Atomic você pode escolher a dificuldade, as mesmas de sempre, Novice, Intermediate ou Extreme. Nos outros tipos também. Porém aqui não se escolhe a pista, você vai jogar em todas. Três de cada um dos quatro mundos, ao todo 12 corridas. Mas ainda pode escolher uma das oito motos. Mesmo esquema de pontuação por colocação em cada corrida. Ah, aqui você deve ficar pelo menos em quarto lugar para continuar na competição na primeira corrida do mundo (mas só você, os CPUs continuam mesmo em último), e dependendo da pontuação, quarto, terceiro, segundo ou primeiro nas próximas para não ser eliminado de vez.
Agora vamos aos comandos, os controles, o verdadeiro “como jogar”.

Não, não é A que acelera. Ahá! É o Z que faz você voar pelas pistas.

Aqui o A é um tiro simples, que retarda o oponente atingido. Existem três tipos que explicarei mais adiante. Ele tem um limite, mas é recuperado toda vez que você completa uma volta (passa pela linha de chegada). Esse tiro, se mirado próximo ao inimigo, vai direto nele, meio que segue o cara.

Pra virar, sim, é o analógico. O direcional não funciona na corrida, só antes dela. (menus)

Breque/Ré? Pra que vai querer isso numa corrida? Nem vou falar, adivinhem. (MUAHAHA)

Mudar a câmera, entre perto, longe e dentro, use o C cima.

Usar o turbo (você começa com três em cada corrida e não há como ganhar mais), C baixo.

Atirar, o tiro especial que você pegou na pista, C esquerda ou C direita, não sei se só um ou os dois pegam.

Pausar, ah, preciso dizer? É TÃO óbvio... (Start)

Para fazer curvas mais fechadas, muito útil em alta velocidade, segure R (não sei e o L também pega).

FIM. (calma, fim só dos comandos)

Atributos das motos. Isso pode fazer a diferença.

Accel. - Aceleração. Quanto mais, mais rápido você pega velocidade quando parar.

Speed - Sua velocidade média, que consequentemente aumenta a máxima que cada moto pode atingir.

Turns - Quanto mais, mais fácil será fazer curvas mais fechadas, evitando, por exemplo, bater na parede e perder seu escudo e velocidade.

Shield - O seu escudo. Ele ajuda sua moto a perder BEM menos velocidade quando atingida pela parece ou por tiros, e é perdido ao fazer isso (bater ou ser atingido). Nas pistas existem bolas marrons que recuperam seu escudo. Mas mesmo com a moto que tenha menos será difícil perder tudo numa corrida. Já no modo Arena, ele é sua vida, e não há como recuperar. Portanto, quanto mais, melhor, mas também deve-se ter um bom ataque para matar o oponente antes.

Weapon - Basicamente a força do seu tiro, tanto o normal do A, quando os especiais pegos em cada pista, atirados com C esquerda/direita. Quanto maior, mais velocidade e escudo o oponente perderá ao ser aringido por tiros seus. É o seu ataque mesmo.

Em cima do Shield e Weapon há o tipo de tiro comum que aquela moto usa (o tiro A):

Laser - Um tiro que “gruda” no cara atingido para ter mais eficácia. Acaba mais rápido que o dos outros, entretanto. Ah, ele é bem eficaz mesmo. O melhor deles.

Excel - O segundo mais eficaz, umas rosquinhas lançadas periodicamente, que são como “metade” do laser. (como se o laser fosse elas lançadas duas vezes mais rápido)

Pulse - Bolinhas lançadas na metade do tempo das rosquinhas do Excel. Portanto, com metade de sua eficácia, mas acabam também duas vezes mais devagar. (duram mais)

(É difícil ver, mas entre a moto de cima e a “poeira” na frente dela tem um feixe do laser, o tiro A)

Nesse ponto do review.... acho que só falta eu falar dos tipos de tiros especiais que existem por aí. São 16:23 de sábado, e depois de falar disso só ponho as imagens e ta tudo pronto. Como eu disse (mesmo que zuando) no começo da semana... “A presa é inimiga da perfeição”. (apesar de eu fazer tudo isso em um dia só mesmo =P) Tiros, aqui vamos nós:
Não me lembro de todos, vou falando conforme lembrar e jogar, e mesmo assim vou postar isso com alguns em falta. Ok vamo logo.

Bombas --- Se você ver um M na pista, é uma bomba. Existem três tipos. O que mais aparece é um M amarelo com um exágono azul em volta. É uma bomba de tamanho considerável deixada na pista quando você a atira. Ela fica lá até ser atingida por alguma moto e explodir o cara. Uma específica do modo Battle Arena, um M também amarelo com uma auréola marrom. Ela é plantada como um pino-radar-laser, que ao detectar uma moto perto, explode nele. Outra, que só vi em uma parte de uma pista do último mundo, considero a melhor, um M com duas barras ao lado, assim M, que deixa uma barreira-bomba na pista. Exceto se voar por cima, não há como escapar, ela vai de um lado há outro da pista (na maior parte do percurso, tem sim alguns lugares bem largos que ela deixaria uma brecha).

Tiros Elétricos --- Um R com três flechas “azuis” (sou parcialmente daltônico, não ligue se for lilás/violeta ou até um rosa claro) em cima mirando para cima e diagonais. Saem dois ou quatro tiros, todos de uma vez, que só vão pra frente e explodem em tudo (parede, motos e... só). São fortes e bons no começo, quando ta tudo junto na sua frente. =P

Tiros “um de cada vez” --- Um R amarelo com uma flecha em cima, mirando pra cima, que te dão dois ou quatro tiros fortes, atirados um de cada vez, que também só vão pra frente e explodem em tudo. (e tudo são só motos e a parede)

Tiro Perseguidor --- Um H vermelho com uma flecha vermelha mirando pra cima. Pode te dar um ou dois tiros, e assim como os outros, não sabemos quantos serão sem pegar. Ele não bate na parede e atinge o oponente mais próximo de você na sua frente, se ele não tiver muito longe, porque ele explode depois de algum tempo mesmo sem bater em nada. Não é tão forte quanto os tiros amarelos acima, mas melhor que os elétricos se não tiver uma suruba na sua frente.

Raio --- De longe o melhor em quase todas as situações. Um raio amarelo na pista. Tem bem poucos desse, geralmente um por pista. Sai uma onda sonora-ultra-violeta-radioativa-de-raios-gama-super-sônica-du-mal-from-hell-da-escuridão-sombria-infernal, que vai por um booom tempo, acertando todos na sua frente. Deixa eles tontos, sem controlar a direção (e faz eles virarem e baterem direto) e com BEM pouca velocidade por uns sete segundos. Tempo mais que suficiente pra você passar os mais próximos e chegar mais colado nos primeiros colocados. Assim como o Perseguidor, não adianta usar se você for o primeiro e o resto tiver longe atrás de você.

Tiros “Lança Granadas de Laser” --- Novamente a letra R na pista. Não sei dizer que cor é aquela, um bege claro talvez... rosa claro... azul bem claro... cinzinha.... ah esquece, ta até ficando gay. Esse R tem duas flechas da mesma cor dele dos lados mirando pra cima. Podem sair dois, quatro ou oito tiros, por cima de você, que caem na pista alguns metros à frente. Se a moto do jogo fosse do tamanho de uma moto real, são uns 70~80 metros na sua frente, lembrando que você está em alta velocidade, então eles caem um pouco na frente só. Considero o pior tiro, não sei usar eles, é muito ruim. =S

Proteção Elétrica --- Uma barreira de raios que fica dos lados de você quando ativada. Não permite que ninguém passe, porque faz o cara “parar” ao ser atingido. Bom quando você acabou de ficar em primeiro e tem uns 9287589257 neguinhos quase te passando. Na pista é uma barra com duas flechas para os lados, no tom azul-claro gay do "Lança Granadas".

Tiro para trás --- O mesmo R amarelo dos Tiros “um de cada vez”, porém com uma flecha em baixo mirando pra baixo. Como o nome diz, ele sai por trás (ainda bem que SAI... uahsuahsuahsuahsuhsa) e atinge alguém atrás de você, isso é, se você mirar certo. Esse erra fácil de longe, melhor usar em retas.

Turbo de Fogo --- Um F vermelho com uma coroa em cima. Te da um resto de fogo que atinge os inimigos, mesmo que causando pouco dano, e ainda funciona como um Turbo. Bom pra passar os neguinhos numa curva e já acertar eles. xD

Não me lembro de mais nenhum. Detalhe: existem nas pistas “locais” de tiros especiais. Quando você pega um ali outro aparece logo em seguida, mas não necessariamente o mesmo que você pegou. Por isso o Raio também é raro, geralmente ele fica em um só lugar, junto com outros dois ou três tiros na “fila de espera”. Dá a maior raiva pegar um tiro ruim e ver que apareceu um Raio depois dele. *FFFFFUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU*

Os tiros mais comuns são o Elétrico e o “Lança Granadas de Laser”, depois o R amarelo do “um de cada vez” e as bombas. Tiros Perseguidores geralmente estão em bifurcações: de um lado só vai vir perseguidor (sempre o lado mais comprido e difícil), e do outro os tiros mais normais. E Raio em lugares mais difíceis de pegar por serem “mais pra esquerda quando a pista é pra direita” e sempre com uns trocentos tiros comuns antes dele.

No modo Battle Arena, os locais de tiros ficam variando o tiro a cada dois segundos, ai pode ser mais difícil pegar o tiro certo pra aquela hora, mas ajuda porque tem mais variedade.


Agora uma imagem do GamePlay, onde explico cada coisa que tem na tela.
[Atualização: Tivemos de remover esta imagem pois a mesma estava corrompida. Infelizmente não temos mais contato com o autor original da postagem e não podemos recuperá-la. Peço desculpas pelo inconveniente. Rubens]


Chega. Acabou. Aleluia. Um ano e meio esperando e acabou. Só faltam as imagens. Ah, umas 5 já tão boas. Google. Se bem que no Google só acha de Extreme-G 2 e 3 pra Play Stations.... ah se num tiver eu tiro umas fotos aqui. Deu. Valeu a atenção e até outro post.

PS: Quem foi que disse que uma imagem vale mais do que mil palavras? Só as seis imagens daqui, sem as cerca de 2500 palavras (sério da tudo isso), não seriam nada. huahsuahsuahsuhas

---

Siga-nos em nossas outras redes sociais:

https://pt-br.facebook.com/n64brasil/https://goo.gl/rqRuvKhttps://www.instagram.com/n64brasil/

Compartilhar este artigo
Google ( 7 )

Comentários ( 7 )

  1. Alan Borges escreveu:
    21 de novembro de 2010 às 20:34
     

    NÃO, NÃO É POSSÍVEL
    NÃO, EU NÃO ACREDITO!!!
    É DIFÍCIL DE ACREDITAR!!!!
    SERIA VERDADE??????
    0.o'

    'ORRA, PENSEI QUE IA VER O OBAMA DE SAMBA CANÇÃO ANTES DE VER ESSE POST!!!!

  2. Willi Weiss (Conta Antiga) escreveu:
    22 de novembro de 2010 às 07:26
     

    Lukas, ótima review, gostei mesmo, super bem humorada, legal, divertida... Enfim, uma review de primeira. Meus parabéns amigo, nota 10!

    Só umas correções: Lá na parte do Shield você escreveu parece em vez de parede. É parede lá. E as imagens da sua TV não tão tão boas, vê se acha algumas no Google. Fora isso tá legal.

    E COMO É QUE COM TANTOS ANOS TENDO ESSE JOGO VOCÊ AINDA NÃO CONSEGUIU DESBLOQUEAR A MELTDOWN!, HOMEM! XD

  3. Rubens escreveu:
    22 de novembro de 2010 às 08:25
     

    Porra, eu q n sou relativamente novo aki já tava cansado d esperar. ashuahsauhas (brincadera)
    Boa Review cara, bem completa.
    Esse eu ainda n tive a chance de jogar, mas todo mundo fala bem dle, pagam um pau, então axo que vai ser um dos próximos q vou adquirir.
    Parabéns.

  4. LLL escreveu:
    22 de novembro de 2010 às 10:18
     

    Valeu galera. Realmente tem alguns erros que passaram desapercebidos... mas....
    Ah eu não jogo muito, na verdade é um dos que menos jogo, por isso não liberei muita coisa.

    E como eu disse no final, o Google só acha das novas versões pra Plays, nada do nosso bom e velho N64, ai foi na TV mesmo, ficou feio mesmo mas vai!

  5. Unknown escreveu:
    22 de novembro de 2010 às 17:25
     

    Ótimo post.

    histórico...

  6. Anônimo escreveu:
    25 de novembro de 2010 às 20:12
     

    Caramba !
    Joguei isso uma vez alugado de locadora e num sabia + o nome !
    Esse joguinho eh mto irado !

    Ass.: Weire

  7. lone wolf escreveu:
    16 de julho de 2012 às 16:56
     

    faz bastante tempo que não entro nesse blog mas gostaria de deixar toda aminha satisfação por meio de palavras "MUITO OBRIGADO POR LEMBRAR DE UM CONSOLE Q FOI O 1° E ULTIMO Q EU TIVE" bom extreme g, bom bom faz muito tempo q eu não o jogo mas lembrome muito bem toda aquela velocidade extrema, e por isso tinha um projeto de voltar as oringins trazendo das cinzas extreme g mas com um novo nome não muito diferente EXTREME simplemente. usando um motor grafico moderno a cryengine 3, mas infelizmente não pude continuar com o projeto pois a configurações exigidas para esse software é muito alta e com um pentium dual core e uma geforce 9400 gt eu nem cheguei a enchergar o grafico SÓ VI mesmo FOI o ponteiro do mouse, em fim talvez la pra 2013 ou 2014 eu ja tenha uma maquina paruda por enquanto "EXTREME G".

© 2009-22 N64 Brasil | Template: Yanku-template